Importância: O greening foi relatado no Brasil pela primeira vez em 2004. Ataca seriamente pomares africanos e asiáticos, sendo de difícil controle.
Sintomatologia: O greening causa sintomas nas folhas, ramos e frutos. Os sintomas iniciais são o amarelecimento de ramos e folhas. As folhas apresentam manchas irregulares de cor amarela pálida e pode ser observados engrossamento e clareamento das nervuras das folhas que ficam com aspecto corticoso. Com a evolução da doença, esta passa para outros ramos podendo atacar toda a copa, secando e matando as ponteiras. Frutos doentes são deformados e assimétricos. No seu interior detectam-se filetes alaranjados e a parte branca da casca pode apresentar uma espessura maior do que o normal. Frutos de tamanho reduzido, frutos com uma parte madura e outra verde, casca com pequenas manchas circulares verde-claras, intensa queda e sementes abortadas também são sintomas da doença.
Controle: Por ser uma doença nova no Brasil ainda não há muitas recomendações para o controle da doença, mas recomenda-se adquirir mudas sadias, de viveiros protegidos e que seguem a legislação fitossanitária, eliminar plantas doentes assim que estas apresentarem os primeiros sintomas e controlar os insetos vetores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário