Quem sou eu

Minha foto
Ourinhos, SP, Brazil
Curso Engenharia Agronômica nas Faculdades Integradas de Ourinhos do estado de São Paulo, tenho por finalidade através desse blog apresentar meios de informações e pesquisas, com o intuito de facilitar o entendimento dos leitores interessados na área.

Clima /Tempo

Você é sempre bem-vindo! Obrigado pela visita.

free counters

Seguidores

Arquivo do blog

sexta-feira, 2 de julho de 2010

ANTRACNOSE – Glomerella cingulata (Colletotrichum gloesporioides): (Manga)


Importância: A antracnose é uma das mais importantes doenças da mangueira e responsável por perdas na pós-colheita, prejudicando a exportação da fruta.
Sintomatologia: Os sintomas da antracnose aparecem em ramos, folhas, frutos e inflorescências. As folhas apresentam manchas marrons, ovais ou irregulares, de tamanho variável, surgindo no ápice, margem ou centro da folha. Quando a severidade da doença é alta, estas manchas coalescem e rompem, causando deformação da folha. No ráquis das inflorescências e suas ramificações, surgem manchas de coloração marrom escura, profundas e secas, alongadas no sentido longitudinal, ocasionando a destruição de um grande número de flores e queda de frutos antes de sua maturação. Frutos podem apresentar na sua superfície, desde o pedúnculo, manchas ou lesões levemente deprimidas, escuras e úmidas. Caso ocorra o rompimento da casca, os frutos infectados, geralmente apodrecem. Frutos novos infectados podem cair prematuramente, ou o patógeno pode permanecer em latência até o amadurecimento do fruto.
Controle: O controle deve ser feito por meio de uma associação de métodos culturais e químicos. Dentre as medidas culturais de controle temos: maior espaçamento favorecendo a ventilação e insolação das plantas; podas leves abrindo a copa para penetração dos raios solares; podas de limpeza reduzindo as fontes de inoculo e instalação dos pomares em regiões mais secas.
Fonte: fitopatologia.net
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário